25/08/2021

K-Infra lança ‘Manual de Compliance e Controles Internos’ e se alinha às melhores práticas de mercado

Categoria: Novidades

A K-Infra lançou  o “Manual de Compliance e Controles Internos” para orientar todos os colaboradores internos e externos sobre os princípios éticos e comportamentais obrigatórios na empresa. A iniciativa inédita alinha a Concessionária às melhores práticas de mercado e reforça a transparência como um valor imprescindível no grupo que opera a concessão da BR-393 desde dezembro de 2018. Além disso, oferece a todos os colaboradores um Código de Ética e Conduta para orientá-los em temas como profissionalismo, igualdade e direitos humanos, desenvolvimento dos profissionais, proteção da integridade física e moral dos colaboradores, confidencialidade, honestidade, concorrência no mercado, combate à corrupção, relacionamento com clientes e retidão no relacionamento com os acionistas, entre outros tópicos.


Como parte dessa política de transparência, a K-Infra Rodovia do Aço terá um Comitê de Ética, para zelar pelas políticas da empresa e pelo seu cumprimento. O Comitê de Ética vai se reunir de três em três meses. Mas, se necessário, poderá ser convocado extraordinariamente por algum dos seus membros. Entre as suas responsabilidades estão a apuração de denúncias de desrespeito às normas de conduta da empresa, recomendação de sanções e revisão anual das políticas da companhia e do “Manual de Compliance e Controles Internos”.


A Concessionária também terá um profissional externo e independente para atuar à frente do canal de denúncias que estará aberto para receber informações, denúncias e relatos sobre o descumprimento das regras e políticas internas e externas. Caberá a esse profissional filtrar, apurar as denúncias e encaminhá-las ao Comitê de Ética para prosseguimento e providências necessárias. “Oferecer um canal de denúncias é um rito importante para o compliance em toda empresa”, diz o coordenador jurídico, Bernardo Burlamaqui.


Fruto de um trabalho da Diretoria, da Gerência Jurídica e do Escritório Almeida e Alvarenga Advogados, o “Manual de Compliance e Controles Internos” foi lançado na sede administrativa e nas bases operacionais em Vassouras. Cerca de 400 colaboradores participaram de treinamentos em que receberam o exemplar, assistiram a uma palestra com os advogados externos do Escritório Almeida e Alvarenga e puderam tirar dúvidas sobre questões éticas, temas de conflitos de interesse e a importância de adotar as recomendações no cotidiano da empresa.


Rodovia BR-393 Km 233+600 nº. 61.701 Carvalheira, Vassouras/RJ

Copyright©2023 - K-INFRA | Desenvolvido por Tática Web