29/05/2023

K-Infra realiza campanha para manutenção de animais de grande porte no cercado para evitar acidentes.

Categoria: Informação

A presença de animais de grande porte soltos nas estradas do país representa um dos maiores riscos de letalidade em acidentes automobilísticos. No sul fluminense, em particular, o problema é agravado pela presença de animais provenientes de fazendas e sítios, que ocasionalmente invadem as pistas, resultando em acidentes fatais. O impacto de um veículo a 80 km/h em um cavalo equivale a uma queda livre de um prédio de 25 andares, podendo causar mortes e sequelas graves.

 

Dados alarmantes revelam que em todo o Brasil milhares de acidentes são causados anualmente pela presença de animais como bois, cavalos, burros e jumentos, resultando em perdas de vidas humanas. Diante dessa realidade preocupante, a concessionária K-Infra está intensificando sua campanha de conscientização, direcionada especialmente aos proprietários de equinos e bovinos, com o objetivo de incentivar um controle mais rigoroso sobre a circulação de seus animais, evitando que eles tenham acesso às vias.

 

A K-Infra tem investido constantemente em sinalização e medidas de proteção para prevenir acidentes envolvendo animais de grande porte. Além disso, a empresa realiza visitas periódicas aos proprietários da região e aos centros de agropecuária, promovendo atividades educativas e esclarecedoras para conscientizar sobre a importância de manter os animais devidamente cercados, longe das pistas.

 

É fundamental ressaltar que além dos prejuízos ocasionados pela perda dos animais, os proprietários negligentes estarão sujeitos a responsabilidade criminal pelos sinistros envolvendo seus animais, arcando com os custos e as consequências legais dos acidentes ocorridos. As penas estão previstas no artigo 132 do Código Penal, que trata da exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo direto e iminente, assim como no artigo 31 da Lei de Contravenções Penais, que proíbe deixar em liberdade, confiar à guarda à pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso.

 

A K-Infra reforça as seguintes recomendações para os motoristas ao encontrarem animais na pista:

• Dirija com cautela e esteja atento às sinalizações.
• Mantenha-se dentro dos limites de velocidade e utilize sempre os cintos de segurança.
• Evite buzinar, piscar os faróis ou jogar luz sobre o animal ao avistá-lo na pista.
• Mantenha os vidros do veículo fechados ao passar próximo aos animais.
• Caso seja necessário realizar uma ultrapassagem, faça-o por trás dos animais, com cuidado e paciência.
• Após a ultrapassagem, pisque os faróis três vezes para alertar os motoristas que vêm em sentido contrário.
• Não deixe de informar imediatamente a concessionária sobre a ocorrência. A K-Infra Rodovia do Aço disponibiliza o número 0800 2853 393

 

A Concessionária K-Infra Rodovia do Aço é responsável pela operação de 200,4 quilômetros de extensão da BR-393 no Sul do Estado do Rio de Janeiro, entre o Km 101,9 e o Km 286,4.

 

 


Rodovia BR-393 Km 233+600 nº. 61.701 Carvalheira, Vassouras/RJ

Copyright©2023 - K-INFRA | Desenvolvido por Tática Web